Magú, conta para nós, como esta o ano de 2009, como foi a série de shows que fez para o Ep Esses Dias e sobre como é trabalhar na ONG IDDEHA...
No Ep Esses Dias as letras das músicas passam mensagens como força de vontade, força, falam sobre a vida em vários sentidos. Muitas pessoas se identificam com suas letras, como você vê isso?
Magú - Acho que isso acontece no rap não em especial no meu trabalho apenas, rap é uma linguagem de pessoas normais não de pessoas que a midia transforma em idolos ou estrelas. A era em que as pessoas berravam na frente de um palco em uma crise de nervos chorando e desesperadas por estarem próximas ao seu artista predileto esta acabando, mais e mais as pessoas percebem que cantores e faxineiros são as mesmas pessoas. Com relação a força da mente antes de ser um rap com um conteúdo de auto ajuda dito por muitos como um clichê nas letras de rap alternativo eu acredito que é algo que peço a mim mesmo a cada momento, é auto estima tente de um passo a frente, esta tudo em você no seu querer, vamos faça! Mesmo que o mundo tente acabar com o que você sente.
Magú na festa Hip-Hop Casa Cheia
Magú, como foi a série de shows que fez para divulgar seu Ep Esses Dias?Como foi a reação do público desde o primeiro show Esses Dias?
Magú - Me orgulho em dizer que a aceitação do publico foi a mais satisfatoria possivel, o Ep Esses dias é uma amostra do que esta por vir e considero o carro chefe dele a música Esquinas da Vida construída para o primeiro Cd que saiu em 2004, porém com poucos recursos para gravar mais que as 10 faixas deixamos ela para um segundo momento e 5 anos depois ela esta estourada, ela é atemporal e atrai as pessoas para a poesia dentro do rap, poesia simples que todo mundo ao se identificar canta junto. A Carta é muito pedida pelos romanticos de plantão e as romanticas também rsrs. Além da Força da Mente que é uma música bastante cantada inclusive quando estive em Belo Horizonte (salve Monge Ozleo Pdr Gurila Mangani Aurea e geral de BH que conheci, é nóis) com o pessoal da Familia de Rua um amigo do Monge la de BH no msn falando com ele mandou um salve pra mim e digitou o refrão da Força da Mente, isso me deixou muito contente. Pessoas de outros estados que conhecem meu som. E nos shows o povo sempre canta junto pede som apoia acho foda mesmo.
Magú na festa Dirty Night no 92ºGraus
Você realiza um trabalho social como educador em uma ONG á algum tempo, o que você aprende com as oficinas que oferta para os jovens?Acontece uma troca mútua de conhecimento entre vocês?
Magú - Desde o inicio dos meus trabalhos no IDDEHA (Instituto de Defesa dos Direitos Humanos) eu me propus a aprender porque de outra maneira seria impossivel conduzir adolescentes voltando o trabalho de MC para tal conteúdo complexo de cidadania e direitos humanos. Muitos momentos tensos muitos momentos de tristeza também muitos felizes com 5 anos como educador social a melhor definição para projeto social é mente aberta paciência respeito mútuo e companheirismo. Ja fiz workshops em unidades de internamento e ja fiz idéias conservadoras cairem por terra diante de um Hip-Hop que existe e que têm significado cultural e social,mas infelizmente se encontra uma deturpação pela mídia ou pelos próprios adeptos. Existe a batalha e a vitória, para ela é morrer fazendo o que é certo mesmo que o mundo não entenda aprove ou endoce sua posição. Trabalhar no Iddeha até agora tem sido a melhor e maior experiencia que ja vivi.
Magú no IDDHEA - foto arquivo pessoal
E ai, como que tá esse ano de 2009, quais são os projetos á vista?
Magú - Existe o processo de gravação de um Cd em andamento, tendo em vista o fato de que gravei apenas Ep's, ou seja discos com menos de 10 faixas. Este albúm tem objetivos maiores, mas aprendi com um amigo e parceiro de trabalho que não se deve contar com a pele antes de matar o urso. Posso dizer que desejo á ele em posição de destaque e trabalharemos eu e a produção da TrackCheio o selo e coletivo de artistas alternativos aqui de Curitiba para que isso aconteça. Estamos captando um material de video para um projeto multimídia algo que seja possível visualizar ou em faixa interativa ou mesmo em um DVD exclusivo, veremos o que rola. Acima de tudo o que não deve acontecer é a pausa pra respirar, se eu parar pra respirar posso relaxar por tempo de mais e isso é ruim ao menos pra mim. Então sempre a milhão eu e a Novedez no corre corre até quando Deus quiser.
Mais informações do Magú em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário